Coritiba completa 114 anos de história

Nesta quinta-feira (12), o Coritiba Foot Ball Clubcomemora 114 anos de história repleta de glórias pelo Brasil e pelo Estado do Paraná. Com 39 títulos do Campeonato Paranaense, o Coxa é sinônimo de paixão de seu torcedor, que tem a tradição de encher o Estádio Major Antônio Couto Pereira, conhecido apenas como Couto Pereira, para apoiar o time rumo às vitórias.

Em uma época de incipiência do futebol no país, o esporte despertou o interesse em jovens curitibanos, que foram convidados para disputar uma partida na cidade de Ponta Grossa (PR). O jogo foi realizado no dia 24 de outubro daquele ano, vencido pelo Club de Foot Ball Tiro Pontagrossense por 1 a 0. A equipe iniciou a organização para a viagem no dia 12, data escolhida para a fundação do clube, inicialmente chamado de Coritibano Foot Ball Club.

A mudança para o nome atual se deu em 21 de abril de 1910 e mantém a forma de escrita da época, que permitia tanto Coritiba comoCurityba, grafia em tupi-guarani.

Coritiba é campeão brasileiro de 1985 e tem tradição na competição

Com 39 títulos do Campeonato Paranaense, o Coritiba é o maior campeão estadual. A maior conquista do clube remonta a 1985, com o troféu do Campeonato Brasileiro daquele ano.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Coritiba Foot Ball Club pelos seus 114 anos de história.

Confira abaixo o título do Coritiba no Campeonato Brasileiro:

Campeonato Brasileiro – 1985

Sob o comando do treinador Ênio Andrade, o Coritiba se classificou após vencer o returno da primeira fase da competição. Na etapa seguinte, o Coxa ficou no grupo com Sport, Joinville e Corinthians, e terminou na primeira competição com oito pontos.

Pelas semifinais, o Atlético Mineiro foi o adversário do Coritiba, que eliminou o Galo com a vitória por 1 a 0 no Couto Pereira e empatou em 0 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte. Na final em jogo único, o Maracanã foi o palco da decisão entre Coritiba e Bangu. Índio abriu o placar para o time do Alto da Glória, mas Lulinha igualou para a equipe do Rio de Janeiro. Nos pênaltis, Gomes marcou o gol decisivo que garantiu o título para a primeira equipe paranaense campeã do Brasileirão.

Xem thêm:  Copa Betano do Brasil supera dois milhões de torcedores e bate edição de 2022

Coritiba: time campeão de 1985

+100k
+50k
+120k
+1M
+75k
$